quarta-feira, 28 de setembro de 2011

São Venceslau

“O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau.
Sua história se entrelaça com a vida e fé da família real.
O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó, por isso cresceu religioso e caridoso. Seu irmão educado pela mãe tornou-se violento e ambicioso.
Após a morte de seu pai, sua mãe má intencionada assumiu o governo e expulsou os missionários católicos, São Venceslau, o príncipe, pressionado pelo povo revoltado e pelos nobres assumiu o poder em 925 após um golpe de estado. Reinou durante 8 anos, teve a fama de "O príncipe santo". Logo que assumiu o trono, tratou de construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras aos missionários da Suábia e da Baviera.
São Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado, era um verdadeiro pai.
Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual, mas, era odiado por seu irmão e por sua mãe.
Quando nasceu o primogênito de seu irmão, São Venceslau foi convidado para um solene banquete onde foi pensando na reconciliação de sua família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e pelos capangas dele. Antes de cair morto, São Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito". Isto ocorreu em 929.
São Venceslau, rogai por nós!”


Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=9&dia=28&id=266

Nenhum comentário:

Postar um comentário