quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Somos chamados a ser amigo de TODOS

    Sei que o dia do amigo já passou como sei também que esta frase que está como título parece até algo impossível de ser, mas quero partilhar o que Deus me fez experimentar e aprender no momento em que mais precisei de amigos “a importância de ser amigo e não de ter amigos”.
    Amigo é aquele que dar a vida pelo outro. Como Comunidade Restauração, somos chamados a dar a vida por todos e não somente por aqueles que chamamos de amigo.
    Aprendi que ser amigo é levar para o outro o tesouro que ele necessita, por isso que, quem encontra um amigo encontra um tesouro. Aprendi que a amizade é ser e viver na vida de alguém o amor que vem de Deus, amizade sendo então, também amor, posso usar as palavras de São Paulo: “A amizade é PACIENTE, a amizade é BONDOSA. NÃO tem INVEJA, NÃO é ORGULHOSA, NÃO é ARROGANTE, NEM é ESCANDALOSA, não busca seus próprios interesses, não se irrita, NÃO GUARDA RANCOR... Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo DESCULPA, tudo CRÊ, tudo ESPERA, tudo SUPORTA. Posso acrescentar: NÃO é CIUMENTA, NÃO é POSSESSIVA, NEM ENGANA FINGINDO SER O QUE NÃO É.
    Olhando para a vida de Jesus, podemos ver de quantas pessoas Ele foi amigo, Zaqueu, a mulher adúltera, o paralítico, o cego Bartimeu, o ladrão ao lado da sua cruz, Lázaro, Nicodemos... Jesus não se preocupou em ter, mas em ser e com isso se tornou eterno na vida desses e de muitos até os dias de hoje, por isso que se diz que uma amizade verdadeira é eterna. Somos chamados a ser o amigo que Jesus foi, e não de alguns, mas de todos. Ele deu a vida por todos, ”e não há amor maior que dar a vida pelos amigos” Jo 156,12.
    Penso que a verdadeira amizade é a que Jesus viveu, Ele tanto foi amigo como deixou que fossem seu amigo, mesmo conhecendo as limitações daqueles que estavam ao seu redor. Às vezes nos iludimos com o verdadeiro sentido de amizade, achamos que é ter alguém para contar segredos, alguém para darmos presente, alguém para sairmos, coisas desse tipo.
   Jesus foi e é especial na vida daqueles que se abrem à sua amizade e não pelo faz, mas pelo que é. O mundo precisa de amigos como Jesus.
    No momento mais difícil da minha vida, Deus me surpreendeu com três pessoinhas que eu jamais esperava que pudessem ser tesouros na hora em que mais precisei dos amigos que achei que tinha. Jayane, Gabi e Drica, elas não têm nenhuma experiência profunda com Deus, mas com gestos simples de amor foram para mim os maiores instrumentos de graça. Deram-me os tesouros que eu mais precisava para acreditar que o Melhor Amigo estava e continua comigo. Através delas Deus me ensinou que além de sermos irmãos, primos seja o que for, podemos também ser amigos. Olhando para Jesus, aqueles que disseram que podiam contar com eles foram justamente os que O traíram, O negaram, O abandonaram, mas como Jesus se preocupou apenas em ser, continuou sendo: O Amigo Irmão de todos esses.
    O mundo precisa de tesouros que só através da amizade podemos dar, não escolhamos a quem dar esses tesouros, sejamos amigos daqueles que hoje Deus coloca em nossa vida.

    Ah! E não nos preocupemos em saber de quem virão os tesouros que nós precisamos, às vezes eles vêm de onde menos esperamos, mas tenhamos a certeza de que temos o Melhor Amigo, que é Jesus.

                                                                            Hayale Thaísa